quarta-feira, 7 de julho de 2010

Final Inédita de Copa do Mundo

Nesse dia 11/07/2010 será realizada uma final de copa do mundo inédita. Espanha ou Holanda, qual será a seleção campeã?
 


Goleiro Bruno e seu amigo Macarrão, suspeitos de participação no assassinato de Eliza Samudio, se entregaram para a polícia.

O delegado titular da Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro, Felipe Ettore, anunciou na tarde desta quarta-feira, 7 de julho, que o goleiro Bruno Fernandes e seu amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, se entregaram na Polinter (divisão de capturas da polícia do Rio), no Andaraí, zona norte da cidade. Ambos serão levados para prestar depoimento ainda hoje na sede da Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Um primo do goleiro, de 17 anos, detido ontem no Rio, afirmou em depoimento que Eliza está morta e confessou participação no sequestro. A polícia realiza desde às 15h20min buscas em uma casa no bairro Santa Clara, em Vespasiano, na região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde estaria o corpo da vítima.

O adolescente será trazido até a manhã desta quinta-feira para a Divisão de Homicídios para uma acareação com o goleiro e Macarrão. Os três foram indiciados pela polícia fluminense pelo sequestro da jovem. À polícia mineira, Macarrão, Bruno e outras seis pessoas respondem pelo crime de homicídio

Eliza e o goleiro mantiveram um relacionamento extraconjugal. Desaparecida desde 10 de junho, ela tentava provar na Justiça que Bruno é pai de seu filho de quatro meses.

 Fonte: www.estadao.com.br

Justiça decreta prisão de Bruno. Polícia tenta prender goleiro no RJ.

Seis equipes da Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro procuram o goleiro do Flamengo, Bruno Souza, e seu amigo, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, suspeitos do sequestro e assassinato de Eliza Samudio, ex-namorada do atleta que dizia ter tido um filho com ele. O Tribunal de Justiça do Rio de janeiro acolheu pedidos de prisão, feitos ontem à noite pelo Ministério Público fluminense, mas policiais que passaram parte da madrugada na porta da residência do jogador, no Condomínio Nova Barra, no Recreio dos Bandeirantes, não o localizaram em casa, de manhã. Bruno e Macarrão já são considerados como foragidos da Justiça.


O menor J., de 17 anos, primo de Bruno que ontem confessou sua suposta participação no sequestro e morte de Eliza, foi levado para Minas Gerais, para auxiliar na localização do corpo.

Prisão temporária

O Ministério Público de Minas Gerais confirmou que o Tribunal do Júri de Contagem, na Grande Belo Horizonte, concedeu a prisão temporária de oito suspeitos de envolvimento no crime.

Os nomes não foram divulgados, mas entre os suspeitos que tiveram a prisão temporária decretada estão o goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, sua mulher, Dayanne Souza, e seu braço-direito, Luiz Henrique Romão, o Macarrão. Dayanne foi presa pela manhã, segundo o advogado Ércio Quaresma.

O mesmo advogado informou que já foi cumprida a prisão também de Cleiton Gonçalves, que teria sido apontado nesta terça-feira, 6, por um menor - em depoimento à Polícia Civil carioca - de ser o responsável por transportar e de entregar o suposto corpo da ex-amante do goleiro a um traficante para ser "desovado".

O promotor designado para acompanhar o caso, Gustavo Fantini, deu parecer favorável às prisões, solicitadas pela Polícia Civil de Minas.

Eles são suspeitos de participar do assassinato de Eliza Samudio, ex-amante de Bruno. A jovem, que teria um filho do goleiro, está desaparecida desde 4 de junho.

Fonte: http://www.estadao.com.br/

Três anos após despoluição, córregos de SP voltam a arrastar lixo e esgoto.

Três anos depois de ser despoluído pelo governo do Estado, o Córrego Carajás voltou a espantar os frequentadores do Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo. Carregado de esgoto e lixo, o curso d"água espalha um forte odor dentro de uma das principais áreas de lazer da cidade, por onde passam cerca de 15 mil pessoas todos os dias. Moradores da região dizem ter desistido de correr na pista de cooper do parque por causa do mau cheiro.

A situação do Carajás também é observada em outros três córregos da capital cuja despoluição já foi concluída pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), na primeira fase do Programa Córrego Limpo. Em 2007, o projeto foi lançado com a meta de limpar cem córregos paulistanos até dezembro de 2010. A etapa inicial terminou em março de 2009, com 28 córregos revitalizados e obras em trechos de outros 14.

No caso dos moradores de Santana, a limpeza do Carajás parecia uma conquista irreversível. Foram aplicados R$ 9,7 milhões na limpeza, incluindo 141 novas ligações de esgoto em residências que ainda lançavam dejetos direto no manancial, por meio de fossas sépticas. O "Riacho das Corujas", como é chamado por usuários do parque por causa das tocas dessas aves em sua margem, não fedia mais e desaguava no Rio Tietê.

Logo após a despoluição, em junho de 2007, o índice de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) do córrego caiu para 9 miligramas por litro; na medição feita em setembro de 2004, um ano após a inauguração do parque, o mesmo índice chegou a 193 mg/l ? uma água considerada limpa tem DBO de 30 mg/l. O feito tornou a intervenção um modelo para o Córrego Limpo, com a divulgação em universidades do Rio e de Minas Gerais sobre o sucesso da ação.

Mas segundo o administrador do parque, Paulo Pavan, o problema nunca desapareceu totalmente. E não foi só a estiagem que agravou o cheiro, de acordo com Pavan. Como outros moradores da Avenida Zaki Narchi, ele suspeita de ligações clandestinas de esgoto feitas diretamente no córrego por moradores do vizinho conjunto habitacional Cingapura, onde moram 6 mil pessoas. A Sabesp vai investigar se existem ligações clandestinas na bacia do córrego.

Contraste. O forte cheiro e a sujeira visível do córrego, de cor cinza, são contrastes no meio de um parque com limpeza, segurança, acessibilidade e atividades de lazer elogiadas em tom unânime pelos frequentadores. Inaugurado em 2003 no espaço onde funcionou por quase meio século a antiga Casa de Detenção (Carandiru), o Parque da Juventude custou R$ 11 milhões e foi instalado em uma área verde de 240 mil metros quadrados.

"Tudo no parque é bem cuidado", defende o promotor de Justiça João Batista Ferreira, de 53 anos. Com a advogada Rosane da Costa Silva, de 51, o promotor corre três vezes por semana no parque. "O cheiro ruim é o único problema que incomoda."

Para Júlio Cerqueira César Neto, engenheiro ambiental e ex-presidente do Comitê da Bacia do Alto Tietê, o programa tem pouco efeito prático. "O projeto é quase desprezível se for olhado o tamanho da rede hídrica e a quantidade de esgoto de São Paulo. Mas serve para a Sabesp fazer propaganda da ação aos seus acionistas", avaliou o especialista César Neto.

Fonte: http://www.estadão.com.br/

Após exames, fratura na mandíbula do holandês De Zeeuw é descartada.

O meio campo De Zeeuw teve de deixar o jogo após ter levado um chute no rosto durante a vitória da Holanda sobre o Uruguai por 3 a 2, nesta terça-feira, em partida válida pelas semifinais da Copa do Mundo.

O jogador foi submetido a exames em um hospital da Cidade do Cabo durante a madrugada. Mas nenhuma fratura foi revelada, embora ele tenha apresentado alguns problemas nos dentes.

Aos 27 minutos do primeiro tempo da semifinal, De Zeeuw recebeu um chute violento no rosto do zagueiro uruguaio Martín Cáceres, que tentava afastar a bola da área de seu time com uma bicicleta. O jogador ficou estirado no gramado por alguns minutos e recebeu atendimento médico. Ele voltou à partida, mas visivelmente afetado, e no intervalo foi substituído por Rafael Van der Vaart.

De Zeeuw substituiu na terça-feira Nigel de Jong, suspenso por ter recebido dois cartões amarelos. Jong volta ao time para a grande final da Copa, no próximo domingo no estádio Soccer City, em Joanesburgo.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/

Saiba o que os candidatos podem e não podem fazer com o início da campanha

Os candidatos registrados na Justiça Eleitoral dão o pontapé inicial, nesta terça-feira, 6, na corrida por um cargo eletivo. A partir de agora está liberada a campanha eleitoral, com debates, comícios e - grande novidade desta eleição - o amplo uso da internet.


Com cerca de 56 milhões de brasileiros com acesso à rede mundial (dados do IBGE) e as novas regras eleitorais, mais liberais na internet, a campanha virtual deve ganhar fôlego. No entanto, ainda há algumas proibições a que os candidatos devem estar atentos.
A seguir o que o candidato pode e não pode fazer nestas eleições:

Internet

Pode: Na internet, a campanha está liberada. Os debates podem ocorrer em blogs, redes sociais e sites. Ao longo da campanha, também estará liberado a propaganda por meio e-mail e mensagens de celular de internautas cadastrados pelo candidato. Quem se cadastrar e se arrepender, deve ter o direito de descadastramento atendido em 48 horas.

Não pode: Os sites dos postulantes também não podem ser apócrifos. Tudo deve ser registrado na Justiça Eleitoral. Excessos como ofensa, calúnia e difamação na rede pode ser punido com multa e direito de resposta.

Comícios

Pode: Pode fazer comício, passeata e carreata e usar carro de som tocando jingles ou mensagens dos candidatos.

Não pode: Os "showmícios", como na eleição passada, estão vetados.

Som

Pode: O candidato pode usar alto-falantes nas sedes dos seus partidos políticos ou em veículos próprios para isto das 8h às 22h. Comícios com aparelhagem de som pode ocorrer das 8h às 24h.

Não pode: os amplificados não podem ficar a menos de 200 metros de locais como as sedes dos três poderes, nem hospitais. Perto de escolas, bibliotecas e igrejas, só quando estes locais estiveram fora do horário de funcionamento.

Material gráfico

Pode: Faixas, placas e cartazes devem ter no máximo quatro metros quadrados. A partir de hoje também está liberado a distribuição de adesivos e santinhos.

Não pode: O uso de outdoors está proibido, sob pena de pagar multa entre R$ 5 mil e R$ 15 mil. Distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas ou qualquer material que configura vantagem ao eleitor também é vetada.

Propaganda

Pode: A propaganda paga só é permitida em mídia imprensa. Na internet, a propaganda só pode ser feita no site do próprio candidato.

Não pode: Os candidatos são proibidos de pagar pela veiculação de propaganda na TV, rádio e internet. Aparecer em rede nacional só em 17 de agosto, quando começa o horário eleitoral gratuito.


Fonte: http://www.estadao.com.br/

Irã não suspenderá enriquecimento de urânio, diz Ministério de Exteriores

TEERÃ - O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, afirmou nesta terça-feira, 6, que o enriquecimento de urânio do país seguirá com base nas necessidades do país e a suspensão ou continuação dessas atividades dependerá da demanda iraniana.

"O enriquecimento de urânio é uma questão econômica, portanto a quantidade e a porcentagem do material dependerão das condições do mercado, das necessidades do país e da justificativa econômica para tanto", disse Mehmanparast durante entrevista coletiva em Teerã.

O porta-voz da chancelaria ainda rejeitou que o país vá suspender o enriquecimento de urânio como uma gesto de boa vontade para futuras negociações com o grupo 5+1, que aprovou sanções contra a República Islâmica por conta de seu programa nuclear. "O Irã já é um país nuclear e eles (Ocidente) devem saber que um povo independente não se submeteria a tais ameaças", continuou.

Mehmanparast acrescentou que as negociações com o 5+1 - formado por China, EUA, Rússia, França, Reino Unido (membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU) e Alemanha - servem para esclarecer a postura do país islâmico e não podem alterar as atividades nucleares iranianas, que ele classificou como "legais, transparentes e pacíficas".

Mehmanparast, porém, admitiu que o reator científico de Teerã está sofrendo alterações por falta de combustível. "Algumas vezes, o reator não funciona com capacidade integral", disse.

Embora o porta-voz não tenha mencionado as sanções da ONU diretamente, as dificuldades pelas quais o reator passa pode ser considerada como resultado da resolução adotada em junho. As medidas dificultam a entrada de material nuclear no Irã e enfraquece economicamente as atividades nucleares do país.

As sanções eram pretendidas pelas potências ocidentais pelos temores de que o programa nuclear do Irã tenha como objetivo a produção de armas nucleares. Teerã, porém, nega e diz que enriquece urânio apenas para fins pacíficos.

Fonte: http://www.estado.com.br/

Serra ataca plano radical do PT, que Dilma assinou.

Segundo o partido, ela não leu o texto, que depois foi substituído; ‘a gente sabe o que eles pensam’, diz tucano.

A candidata à Presidência Dilma Rousseff assinou o programa radical de governo apresentado na segunda-feira pelo PT ao Tribunal Superior Eleitoral. Ela também rubricou suas 19 páginas.

O texto previa, entre outras coisas, o controle social da mídia, a taxação de grandes fortunas e a revogação do dispositivo que torna áreas invadidas indisponíveis para a reforma agrária. Horas depois, o documento foi substituído por outro, sem as ideias polêmicas.

Segundo o PT, Dilma assinou sem ler, por pressa. Ontem, no primeiro dia de campanha, o candidato tucano, José Serra, explorou o caso, dizendo que os adversários mostram que “não são duas caras, são várias caras”.

Dilma reafirmou que o primeiro texto apresentado era o do 4.º Congresso do PT, e que não concorda com a versão. “Tem coisas do PT com as quais nós concordamos, tem coisas com as quais não concordamos”, afirmou.

Fonte: O Estado de S. Paulo / Versão Impressa.

domingo, 4 de julho de 2010

Profissão Jornalista