sexta-feira, 19 de março de 2010

Pré-sal. Seus benefícios e malefícios


 Geração de empregos diretos e indiretos, muito dinheiro com a venda do petróleo e gás encontrados nas camadas brasileiras, elevação da colocação do Brasil como explorador e exportador de petróleo no mundo... são alguns dos benefícios que o "povo" brasileiro terá com a exploração do pré-sal nas bacias de Santos e a de Campos (situadas entre os litorais de São Paulo e Espírito Santo).

 Junto a este conjunto de benefícios, o Brasil terá muitos malefícios. O meio ambiente será o mais prejudicado com estas explorações. O fundo do mar conta com uma grande concentração de monóxido de carbono, que ao passar por um determinado processo formará o gás carbônico, que será transferido para a superfície com a exploração da área. O ecossistema marinho será muito afetado, e sua biodiversidade marítima uma das mais prejudicadas com essa exploração, além da pesca (que em determinadas regiões é o único meio de sobrevivência de famílias), o turismo, etc.

 De acordo com pesquisas realizadas em 2009, o Brasil ocupava a 18º colocação como emissor de carbono no mundo. E esta colocação poderá ser ainda maior com o início das explorações do pré-sal no litoral brasileiro.
 Quanto ao ecossistema marinho  brasileiro,  ainda é um dos mais diversificados do mundo.

Um comentário:

  1. Realmente é muito duvidoso se deve ou não explorar, porém como o dinheiro , o capitalismo fala sempre mais alto, concerteza será explorado, em relação de a pesca ser o unico meio de sobrevivencia de algumas familias, com o dinheiro que conseguir com o pré-sal poderá compensar em outros beneficios, porem os peixes morreram

    ResponderExcluir